Início » 6 Dicas de Marketing Digital para Empresas

6 Dicas de Marketing Digital para Empresas

por Guto Campos
Dicas de Marketing Digital

Se você está começando um negócio ou já possui a sua empresa e está em busca de dicas de marketing digital, desde já, quero te dá meus parabéns!

Afinal, a tecnologia e a internet vieram para revolucionar os negócios e o modo de trabalhar o marketing, alcançar clientes e expandir negócios.

Apesar disso, sei que ainda hoje boa parte dos gestores continuam ignorando o marketing digital, deixando muito dinheiro na mesa…

Mas como você está aqui, eu tenho certeza que não é um deles.

E para te incentivar ainda mais nesse caminho, separei hoje diversas estratégias para alavancar o seu negócio, gerar autoridade, educar o público-alvo, alcançar mais clientes e divulgar os seus produtos/serviços.

Me acompanhe no artigo abaixo, tenho certeza que irá gostar!

Introdução 

O marketing digital se tornou um dos principais pilares dos negócios digitais, independentemente do tamanho e do nicho de mercado.

Mas afinal, por que o marketing digital é tão importante?

Não é segredo que a pandemia transformou os hábitos de consumo, acelerando muito mais o processo de transformação digital.

Lembro de ter visto um artigo onde dizia que a tecnologia havia avançado três anos em apenas três meses.

“Educação a distância, trabalho remoto, telemedicina, avanço do comércio eletrônico. Em alguns meses tudo mudou de forma rápida e continuará mudando.”

E com todo esse avanço, cerca de 85% das empresas chegaram a adotar pelo menos uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio no mercado digital.

Entretanto, cerca de 70% dessas empresas não aplicam o marketing digital de forma correta, indo todo o investimento para o ralo, mês após mês.

Triste, não é mesmo?

E se você já destinou alguma verba, seja para um simples acompanhamento de rede social ou até mesmo uma otimização avançada de SEO, mas não teve retorno algum, com as dicas de marketing digital que separei hoje isso será um passado distante.

O que é o marketing digital?

De modo geral, o marketing digital une diversas estratégias, ações e informações, utilizando as mídias digitais para elevar o seu negócio.

Sendo assim, o marketing digital também pode ser entendido como a forma de unificar todos os esforços e ações de marketing no ambiente digital, utilizando os canais digitais, como os sites, blogs, e-mail e redes sociais.

A base do marketing digital são os clientes, pois a partir deles (ou da persona) as estratégias serão traçadas, aplicadas e avaliadas.

Por isso, é essencial saber quem é o seu público, suas dores, necessidades, desejos e meio de se comunicar, para poder traçar as ações e começar a trilhar o caminho do marketing digital.

Vantagens do marketing digital

Vantagens do marketing digital

Antes de tudo, é importante compreender que o marketing digital vai muito além de criar redes sociais para a sua empresa e postar fotos dos seus produtos e serviços.

Sendo assim, quando feito e planejado da maneira correta, de acordo com o seu público-alvo e considerando os seus objetivos, o marketing digital pode criar oportunidades para o seu negócio e trazer diversas vantagens.

A seguir vou te falar justamente dessas vantagens, para lhe ajudar a compreender o porquê o marketing digital é tão atrativo para as empresas.

Interatividade com o público

Uma das primeiras vantagens de utilizar o marketing digital está relacionado com a interatividade com o seu público.

E por isso é tão importante conhecer o seu mercado e definir a sua persona.

No marketing digital, a interatividade com o público tem como principal objetivo criar uma experiência única com o cliente.

Indo muito além de um bom atendimento.

Aqui, a interatividade está relacionada com o fato de fazer parte de uma comunidade e fazer com que o cliente se identifique com a marca, defendendo-a e tendo a melhor experiência possível.

Além disso, a interatividade também está relacionada com a interação, opinião e indicação da marca, sendo o ponto chave para o tão sonhada engajamento.

Para elevar essa interatividade, a marca pode fazer uso de diversas estratégias, como por exemplo:

  • Criação de conteúdo estratégico, voltado para a compreensão das necessidades do cliente;
  • Utilização das redes sociais como meio de criar um canal de comunicação seguro com o seu público-alvo;
  • Aplicação de pesquisas de satisfação e de intenção para saber como o público vê a sua marca e como é possível melhorar enquanto empresa.

O essencial é compreender como estes conteúdos interativos atingem o seu público e de que forma eles funcionam melhor em sua realidade.

Análise e mensuração das estratégias de marketing

Análise e mensuração das estratégias de marketing

Outra grande vantagem de utilizar o marketing digital é a possibilidade de analisar e mensurar os resultados das estratégias que você já tem utilizado em sua empresa.

Por isso, sempre que falamos em marketing digital, é essencial fazer um planejamento destas estratégias.

Para ter um ponto de partida e definir os seus objetivos a partir delas.

Ao aplicar as estratégias e criar indicadores, você consegue avaliar como está o desenvolvimento do seu negócio e onde é possível melhorar.

Criando assim uma base de dados consistente e possibilitando a melhoria contínua do seu negócio.

O exemplo mais claro e popular disso são as métricas que as redes sociais e sites oferecem, com base no nível de visitas e de cliques na página, por exemplo.

Entretanto, as métricas também podem considerar o Retorno sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC), as quais podem ser medidas em tempo real.

Rompimento das barreiras físicas

Também podemos citar como vantagens do marketing digital o rompimento das barreiras físicas.

Elevando o negócio para o mercado digital e alcançando clientes que antes não seria possível devido a barreira geográfica.

Assim, por meio do marketing digital é possível criar campanhas e possibilitar compras online, alcançando clientes de outras cidades e estados, por exemplo.

Direcionamento e alcance do público certo

Por último, mas não menos importante, o marketing digital possibilita maior direcionamento e alcance do público de forma mais segmentada e estratégica.

Sendo este um dos maiores diferenciais do marketing digital.

Portanto, quando falamos em direcionamento, estamos nos referindo à criação de ações para encantar os clientes certo, fazendo com que os seus resultados sejam muito melhores.

Por isso, dizemos que é importante conhecer muito bem o seu público para assim direcionar as suas campanhas da melhor forma possível, alcançando os seus objetivos.

Estratégias de marketing digital

Ditas as vantagens de investir em marketing digital, vamos falar das estratégias que podem ser utilizadas para alavancar o seu negócio.

A seguir escolhi as 06 (seis) principais áreas com as melhores dicas de marketing digital para aplicar em sua empresa, independente do tamanho do seu negócio.

Produção de conteúdo

Dicas De Marketing Digital Para Produção De Conteúdo

Uma das minhas primeiras dicas de marketing digital é no aspecto da produção de conteúdo.

Algumas marcas e empresas ainda não dão o devido valor para a produção de conteúdo, que vai muito além de produzir posts e criar textos atrativos para chamar a atenção do público.

A produção de conteúdo tem como principal objetivo educar e atrair o público, com base na persona definida, preparando o cliente e proporcionando uma experiência de compra diferenciada.

Sendo assim, produzir conteúdos com base na necessidade do seu público-alvo tornará o seu conteúdo muito mais atrativo, demonstrando a sua experiencia e autoridade no mercado.

Além disso, devemos destacar também que uma boa produção de conteúdo também inclui as seguintes ações:

  • Mantenha a constância na produção de conteúdo, definindo um calendário editorial, incluindo temas, dias e meios para a divulgação dos conteúdos;
  • Defina as categorias dos seus conteúdos e a estrutura dos textos, incluindo parágrafos, estratégias de divulgação, revisão de conteúdo, dentre outros;
  • Defina quais os canais e meios que serão utilizados para a divulgação;
  • Produza conteúdos exclusivos e sem plágio, com títulos chamativos e atraentes.

Com estes passos básicos, você verá total diferença na sua produção de conteúdo.

Otimização dos mecanismos de busca (SEO)

Outra grande dica de marketing digital é na área da otimização dos mecanismos de busca (SEO).

As otimizações dos mecanismos de busca têm como principal objetivo melhorar o ranqueamento do seu site, ou seja, a posição que ele aparece quando o cliente busca por um termo no Google.

Claro, quanto melhor colocado for o seu site, maior será o seu tráfego, ou seja, o nível de acesso em sua página.

Para garantir isso, você pode planejar as seguintes ações:

  • Fazer o planejamento de palavras-chave, utilizando as palavras-chaves de maior relevância;
  • Estar atento às URL’s, facilitando o acesso e a leitura do conteúdo da página;
  • Trabalhar aspectos de SEO como meta descrição, imagens no texto, links internos e externos, dentre outros aspectos;
  • Garantir a acessibilidade do site, ou seja, que ele possa ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular.

Lembre-se: trabalhar o SEO do seu site é algo que exige tempo e dedicação, mas que trazem grandes resultados para a sua estratégia de marketing.

Mídia paga

Outro aspecto que faz toda a diferença nas estratégias de marketing digital são as mídias pagas.

De modo geral, a mídia paga possibilita um melhor alcance das suas publicações, por meio do impulsionamento das suas publicações e conteúdos produzidos, por um determinado valor diário.

Contudo, para que a mídia paga tenha sucesso, é necessário direcionar muito bem a sua campanha, considerando:

  • Segmentação de mercado;
  • Público-alvo e suas características;
  • Faixa etária;
  • Localidade e abrangência;
  • Rede social ou meio que o público mais utiliza.

Considerando estes aspectos, você deve criar anúncios que sejam atrativos ao seu cliente, utilizando imagens e vídeos, linguagem adequada e palavras-chave corretas.

E-mail marketing

Outro tema que deve estar presente nas dicas de marketing digital é a utilização correta do e-mail marketing.

Esta estratégia de marketing digital pode ser muito interessante, quando feita de maneira estratégica e dinâmica.

A proposta do e-mail marketing é ir além das listas de transmissão que enchem o e-mail de spam e não motivam o público a ler o conteúdo.

Sendo assim, um bom e-mail marketing produz conteúdos relevantes e úteis ao público, além de aquecer o público para lançamentos de campanhas e fortalecer a sua marca.

Outro detalhe que faz a diferença é não enviar apenas promoções para o cliente, mas oferecer conteúdo, propostas, e convencê-lo a consumir com você.

Redes Sociais

Redes Sociais

Este é um dos temas mais abordados nas dicas de marketing digital, e por incrível que pareça, algumas empresas ainda pensam que o marketing digital se resume apenas às redes sociais.

As redes sociais são um excelente meio para criar uma comunicação segura com o público, já que boa parte das pessoas passa bastante tempo nas redes sociais.

Entretanto, marketing digital é muito mais do que criar um site, um Facebook e um Instagram, postar fotos e responder mensagens.

Você pode utilizar as redes sociais para:

  • Divulgar a sua marca;
  • Criar um canal de comunicação seguro, onde os clientes possam tirar dúvidas, dar feedbacks e pedir ajuda;
  • Criar um espaço único, como uma comunidade, por exemplo, fazendo com que o cliente se sinta parte da sua marca e se identifique com você;
  • Educar o público com os conteúdos produzidos;
  • Aumentar as vendas, criando campanhas atrativas.

Mas claro, tudo isso deve ser planejado da maneira correta, com objetivos e com constância, para criar o seu universo de marca e se destacar no mercado.

Por meio das redes sociais você pode mostrar a sua história e os bastidores do seu dia a dia, tal como:

  • Tirar dúvidas do seu público-alvo;
  • Criar vídeos que mostrem o seu produto ou serviço;
  • Mostrar a sua identidade visual;
  • Fazer vídeos ao vivo, interagindo com o público;
  • Criar parcerias e campanhas que envolvam o seu cliente.

Como falei, as redes sociais são uma grande ferramenta para elevar a sua imagem e criar um universo de marca único.

Análise

Por último, mas não menos importante, analisar os resultados das suas estratégias é fundamental para a melhoria contínua do seu negócio.

Portanto, você deve definir quais os aspectos que mais influenciam o seu negócio, seja o número de acessos, a taxa de conversão ou quantidade de vendas, por exemplo.

Além disso, utilizar os relatórios e informações a seu favor lhe auxiliará a tomar decisões e criar estratégias de marketing e métodos de trabalho.

Dessa forma, você irá compreender como as suas estratégias estão funcionando e onde é possível melhorá-las, fazendo o seu negócio crescer muito mais.

Conclusão 

Como falei, o marketing digital pode elevar o seu negócio e a sua marca à um nível estratégico, rompendo os limites do mercado local e alavancando a sua empresa, bastando seguir essas pequenas dicas de marketing digital.

Contudo, é muito importante ter os seus objetivos e metas muito bem claros e definidos, para que todo o trabalho do marketing não seja feito de maneira equivocada, trazendo péssimos resultados para a sua empresa.

Aproveite e compartilhe nos comentários abaixo em qual estratégia você tem investido e se o resultado tem sido satisfatório.

Tenho um presente especial para você que leu até aqui!

As regras mudaram!

Como Viver de Internet em 2021?

Baixe o E-book GRATUITO e aprenda como ganhar dinheiro na internet a partir de hoje!

    Artigos Relacionados

    Deixe um comentário

    Este website utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
    Aceitar e Fechar